O que é RAID 1 e como ele funciona?
O RAID 1 é um arranjo de discos que necessita de pelo menos de dois HDs, onde o segundo espelha em tempo real tudo que é gravado no primeiro, proporcionando disponibilidade e segurança dos dados armazenados.
Quando implementado o RAID 1 faz com que o sistema enxergue apenas metade dos discos instalados, ou seja, o usuário terá metade do espaço de armazenamento porém terá o dobro de confiabilidade e proteção dos seus dados, pois quando um dos discos do array deixa de funcionar o outro assume seu papel automaticamente e de maneira transparente ao usuário.
Quando um dos HDs titulares apresenta falhas, o administrador de TI é notificado pelo sistema mas servidor continua funcionando normalmente com o HD espelhado e se você possuir uma controladora RAID SCSI ou SAS pode se utilizar do hot swap para substituir o disco nem mesmo precisar desligar o servidor. Tornando o RAID-1 uma boa solução para quem precisa de alta disponibilidade mas não tem um grande orçamento.
Apesar da utilização de dois discos, o RAID 1 não oferece nenhum ganho de performace na taxa de gravação de arquivos, muitas vezes nota-se até uma ligeira perda desempenho que se deve ao fato do sistema ter que gravar os dados simultaneamente no par espelhado. Porém pode-se ler simultaneamente dos dois discos espelhados, garantindo assim o dobro de desempenho na taxa de leitura.
RAID 1 com 4 discos
Uma dúvida muito comum sobre o RAID 1 é se o mesmo pode ser feito com 4 ou mais discos. A resposta é sim mas temos alguns poréns:
- Os Arranjos devem ser feitos sempre em Pares
- O sistema não vai enxergar todos os discos do arranjo como um único volume, ele enxergará cada par como uma unidade separada.
Caso você queira tirar vantagem do espelhamento em arranjos com maior quantidade de discos considere utilizar arrays em RAID 10 e RAID 5 que permitem que você expanda a capacidade além de garantir maior performance e confiabilidade.
RAID 1 substitui o Backup?
Por espelhar os dados em tempo real, é comum ver algumas pessoas utilizando o RAID 1 erroneamente como única forma de backup, é muito importante entender que esse arranjo foi projetado para Aumentar a Disponibilidade e é altamente recomendável possuir uma rotina de backups.
O Mirroring não substitui o backup, ele apenas protege seu sistema contra falhas físicas de um dos discos mas não garante segurança a seus dados em caso de vírus ou arquivos apagados acidentalmente, já que tudo que é gravado em um disco é espelhado em outro. Também temos que considerar casos mais extremos como por exemplo uma falha simultânea dos 2 HDs.
Leia mais sobre: Armazenamento de Dados
Tudo o que o usuário precisa se informar sobre armazenamento de dados.
SUPORTE
Técnicos Especializados
Nossa equipe é altamente qualificada para atender a sua necessidade.