Armazenamento de dados de CFTV

Para que um sistema de CFTV funcione de maneira adequada, é preciso ter em mente alguns conceitos básicos, envolvendo desde como funciona, bem como que tipo de Storage utilizar para a otimização do armazenamento de dados de CFTC e sobretudo, como dimensiona-la.

Saiba o que é CFTV e como configurar este sistema, utilizando-o em toda sua capacidade e potencialidade.

Definindo CFTV

Circuito interno de televisão ou também circuito fechado de televisão é o termo por trás da popular sigla CFTV, oriunda do termo em inglês closed-circuit television, CCTV.

A função de um circuito interno de televisão é por meio de câmeras de vídeo, registrar/filmar determinados pontos de um ambiente, enviando assim o sinal até um ou vários monitores. Este sistema é utilizado como um mecanismo de segurança e monitoramento.

No contexto atual, o armazenamento de dados de CFTV é de extrema necessidade, pois permite que as imagens captadas possam ser utilizadas a qualquer momento, em diversos casos, seja como prova de algum crime, reconhecimento de pessoas, investigações, etc.

Storage e dimensionamento: essencial para o armazenamento de dados de CFTV

Quando nos referimos ao Storage, nos referimos exatamente a um hardware que tem como meta, exatamente a função de armazenar com segurança e eficácia, os dados de empresas. Nestes casos, os dados oriundos do circuito fechado de TV.

Para que ele funcione da forma ideal no sentido do armazenamento de dados de CFTV, é preciso essencialmente que ele seja dimensionado de maneira correta, caso contrário, o sistema estará sujeito tanto a falhas quanto a bugs diversos, gerando desperdícios no setor de TI da empresa, com diversos prejuízos.

Para nortear a escolha do melhor projeto em Storage, é preciso ter em mente a seguinte questão: qual o tempo de gravação será utilizado e qual a capacidade de armazenamento será necessária?

Para responder estas questões acima, vamos primeiro compreender como funciona o armazenamento de dados de CFTV?

Entendendo o armazenamento de dados de CFTV

Como sabemos, num circuito interno, a câmera vai produzir vídeos. Estes vídeos podem ser criados em diferentes tipos de formatos, e posteriormente, enviados para o gravador (DVR ou NVR). Seguindo os trâmites da configuração programada pelo técnico responsável pela instalação do circuito de TV, os vídeos e imagens são então, armazenados.

Via de regra, é de praxe, quando o sistema ainda não está ativo, mas ainda no “papel”, estabelecermos estimativas do tempo de gravação. 30 dias? 90 dias? Menos? Mais? Quanto mais dias de gravação continua, mais espaço necessário em Storage.

Daí a importância de saber dimensionar o espaço necessário em discos adequadamente, de acordo com as necessidades de cada projeto, para desta forma escolher o Storage mais indicado.

Algumas dicas para dimensionar o Storage

Para proceder da melhor forma possível o dimensionamento do Storage, devemos seguir alguns fatores de suma importância. Veja alguns deles a seguir:

Capacidade do Storage implica em planejamento

Como em tudo na vida, é sempre necessário planejar. Sendo assim, ao iniciar um projeto de armazenamento de dados de CFTV, procure ter definida a quantidade de Terabytes do Storage.

Fatores que influenciam a quantidade de Terabytes

Para ter definida a quantidade de Terabytes necessária em Storage, alguns fatores influenciam diretamente o cálculo. Entre eles temos a resolução, o frame rates, codec, atividade de cena e o tipo de gravação, se é contínua ou por evento.

No caso da resolução, se a gravação é feita em FullHD, o espaço necessário para armazenamento deverá ser maior do que em arquivos com resolução 4CIF ou VGA.

Da mesma forma que se a taxa de quadros pro segundos ( frame rate) for de 30 FPS, o espaço necessário será o dobro do que o usual, que é 15 FPS.

Valor do projeto de Storage definido

Outro fator determinante é determinar o valor das informações que serão armazenadas no Storage. Para chegar a tal conclusão, procure ter antes de tudo, ao menos uma noção do quanto vale estes dados que ficarão armazenados. Também é necessário mensurar o prejuízo do não acesso a estes dados e finalmente, quanto sua empresa poderá investir num projeto deste porte.

Uma opção, no caso dos custos de aquisição ser mais elevado do que o orçamento da empresa, por exemplo, é alugar os equipamentos, por exemplo.

Tipos de Backup

Para o correto dimensionamento do Storage, e para que não se tenha prejuízos com a perda de dados, é preciso também investir numa política de Backup. O Backup deve ser definido de acordo com o tipo de segurança presente no Storage.

Número de usuários e servidores

Qual conexão será utilizada no Storage? Para responder esta pergunta é preciso saber em média, a quantidade de acessos. Sendo assim, saber o número de usuários e quantos servidores o Storage irá comportar, definirá se a conexão deve ser SAN, NAS, iSCSIx, FC ou Ethernet, por exemplo. Há casos cuja necessidade indicará que a solução híbrida é o melhor caminho.

Lembre-se sempre de que tanto as conexões quanto os níveis de RAID devem ser definidos de acordo com os tipos de aplicações executadas no sistema de armazenamento de dados. Ou seja, neste caso particular estamos nos referindo a execução de um sistema de CFTV.

Tenha um plano B

Por mais eficiente, planejado e bem elaborado seja o seu sistema de armazenamento de dados, no universo digital é comum que, vez ou outra, tenhamos alguns contratempos e problemas com o acesso às informações. Além de traçar planos que evitem que estes problemas ocorram, no caso de mesmo assim eles surgirem, é preciso saber exatamente como proceder.

Snapshots e Backups são algumas soluções que você obrigatoriamente deverá inserir em seu sistema, para minimizar possíveis prejuízos.

Como vimos, o armazenamento de dados de CFTV implica numa série de detalhes que devem ser avaliados, estudados e calculados, para depois de planejados serem executados.

Desta forma, minimiza-se as chances do sistema acarretar em erros e falhas, propiciando à empresa, maior segurança na proteção de dados, bem como a otimização do circuito interno de TV.

Em busca da melhor solução em armazenamento de dados de CFTV, bem como em Storages com a dimensão exata das necessidades de sua empresa? Conte com as soluções inteligentes da Infortrend.

Leia mais sobre: Armazenamento de Dados

Tudo o que o usuário precisa se informar sobre armazenamento de dados.


TELEFONE

(11) 4211-3227

Entre em contato com um de nossos especialistas por telefone!

E-MAIL

contato@infortrendbrasil.com.br

Envie sua dúvida, crítica ou sugestão para nossa equipe!

SUPORTE

Técnicos Especializados

Nossa equipe é altamente qualificada para atender a sua necessidade.